Cinthia Martins

Cinthia Martins é Mestra em Engenharia do Meio Ambiente. Especialista em Gestão Ambiental. Graduada em Tecnologia de Gestão Ambiental com habilitação em Saneamento Ambiental. Atua, há cerca de 10 anos, coordenando o Sistema de Gestão Ambiental de uma Grande empresa onde é responsável pela realização de auditorias ambientais de primeira e segunda parte, bem como na condução de auditorias de terceira parte.

1553796615 cinthia.gagmail.com
Antônio Carlos Chagas

Engenheiro Civil. Especialista em Gestão e Tecnologia de Produção de Edifícios. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Possui experiência em construção civil com ênfase nas áreas de Gestão da Qualidade; Gestão de Manutenção do Pós-Obra; Tratamento de Patologias das Edificações; Planejamento e Orçamento e Segurança do Trabalho. Perito Judicial nomeado pelo Tribunal de Justiça - 14ª Vara Civil e Ambiental.

Missing

Formado por profissionais que vivenciam diariamente atividades relacionadas às disciplinas que ministram em sala de aula, transmitindo, portanto, segurança e senso prático aos alunos.
 


Engenheiros e Arquitetos recém formados.
Engenheiros e Arquitetos que buscam recolocação no mercado de trabalho.
Formandos nos cursos de engenharia e arquitetura.
Administradores e empresários de pequenas e médias empresas.


R$ 550,00 e 500,00 para filiados ao CREA por módulo.
OUTRAS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Na Secretaria do INEAA, na rua João de Abreu, 116, sala 1001-A Ed. Euro Working Concept, Setor Oeste - Goiânia-GO.
Tel.: (62) 3541-5902 / 99148-6419 - E-mail: cursos@institutoineaa.org.br.

Módulo I - Segurança e Gestão da Qualidade na Obra
Data: 10, 11 e 12 de maio
Carga horária: 16 horas
Objetivo: Desenvolver nos participantes as habilidades necessárias para garantir segurança e qualidade no chão de fábrica.
Ementa: Interações da produção e segurança do trabalho na construção civil. Legislação atual referente à saúde e segurança do trabalho. Fatores dos acidentes. Segurança nos canteiros: proteções coletivas, máquinas e equipamentos, trabalho em altura e a movimentação de carga. Projeto e dimensionamento do canteiro. Prevenção de acidentes.
Visita Técnica.
Professor: Antônio Carlos Chagas é Engenheiro Civil. Especialista em Gestão e Tecnologia de Produção de Edifícios. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Possui experiência em construção civil com ênfase nas áreas de Gestão da Qualidade; Gestão de Manutenção do Pós-Obra; Tratamento de Patologias das Edificações; Planejamento e Orçamento e Segurança do Trabalho. Perito Judicial nomeado pelo Tribunal de Justiça - 14ª Vara Civil e Ambiental.
 
 

Data: 14,15 e 16 de junho
Carga horária: 16 horas
Objetivo: desenvolver nos participantes a capacidade de interpretar corretamente os projetos de arquitetura e engenharia nas suas nuances e características.
Ementa: Instrumentos e materiais. Dimensionamento e escalas. Convenções e símbolos. Interpretação de projetos de alvenaria (plantas, cortes, elevações). Interpretação de projeto hidráulico. Interpretação de projeto elétrico. Cálculo de área.
Representação de cotas e texturas. Representação e cálculo de paginação de piso e parede. Detalhamento de esquadrias. Escadas e telhados. Acessibilidade. Normas técnicas e NBR 15.575. Vocabulário técnico
Professor: MSc. Arquiteto Fernando Marques

Módulo III - Elaboração de Orçamento para Execução de Obras
Data: 05,06 e 07 de julho
Carga horária: 16 horas
Objetivo: apresentar e desenvolver as técnicas de orçamento adequado para a execução de obras de pequeno e médio porte.
Ementa: Orçamento segundo a ABNT. Formação e estimativa de custos e orçamento. Análise do valor do valor agregado (EVA). Elaboração de propostas técnicas e de habilitação. Contabilidade de custos e métodos de custeio. Composição unitária de custos. Sistemas de acompanhamento e controle realizado: físico e financeiro, Sistemas de controle de custos.
Professor: Engº Civil Bruno Sá Fortes
 
 

Data: 09, 10 e 11 de agosto
Carga horária: 16 horas
Objetivo: desenvolver nos participantes as técnicas adequadas de planejamento moderno para execução de obras.
Ementa: Conceitos e técnicas para planejamento. Enfoque sistêmico de gerenciamento. Empreendimento e seu ciclo de vida. PBS, WBS, EAP. Técnicas de rede de precedência, CPM, GANTT. Nivelamento de recursos, adequação dos recursos disponíveis. Orçamento base x orçamento projetado. Elaboração do planejamento com a utilização de ‘softwares’. Visita Técnica.
Professora: Cécile Guimarães Ulhoa é Engenheira Civil. Mestra em Construção Civil, com foco em Planejamento e Controle de Obras, área de concentração em "Apoio ao planejamento para minimização de atrasos em obras". Atualmente é responsável pelo departamento de Planejamento e Controle, Contratos e Projetos da Toctao Engenharia Ltda. Possui experiência na área da Qualidade (ISO 9001, PBQP-H Nível A, ISO 14001 e OHSAS 18001. 
 
 

Data: 13, 14 e 15 de setembro
Carga horária: 16 horas
Objetivo: Desenvolver os direitos e deveres de engenharia jurídica, contratos e ações judiciais.
Ementa: Contratos de trabalho. CLT x PJ. Tipos de contratos de obras (empreitada, administração, preço máximo garantido, mistos). Como iniciar uma empresa jurídica de engenharia. Ações Judiciais. Regulamentos e Normas para canteiros de obras com os colaboradores.
Professora: Alice Guimarães Ulhôa é advogada, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho com experiência em Direito Previdenciário.
 
 

Data: 04, 05 e 06 de outubro
Carga horária: 16 horas
Objetivo: habilitar os participantes a compreender os elementos para uma boa liderança e gerenciamento de equipes de obra.
Ementa: Fundamentos e formas para a gestão da mão-de-obra. Habilidades pessoais e interpessoais. Liderança de equipes, motivação e comprometimento. Tomada de decisão, poder e influência. Indicadores de produtividade. Subsidiar as decisões relativas à concepção, programação e controle de produção. 
Professor: a definir
 
 

Data: 09, 10 e 11 de novembro
Carga horária: 16 horas
Objetivo: habilitar os participantes para entender a documentação necessária para a execução de obras para atender às exigências legais.
Ementa: Arrolamento e classificação das áreas objeto de regularização. O levantamento topográfico de cada empreendimento. O diagnóstico analítico e o estabelecimento da estratégia de atuação. Os casos de desmembramento de áreas, unificação ou retificação de matrícula. As aprovações junto aos órgãos municipais. As aprovações junto aos órgãos estaduais. Quando parcelar ou aprovar um condomínio. Regularização como instrumento de cidadania. Lei federal de Parcelamento do solo (6.766/79 e 9.785/99). As restrições ao parcelamento de outras normas (Código Florestal, Resoluções Conama 302, 303 e 369). A Lei 19.977 (Programa Minha Casa, Minha Vida). A legislação estadual de proteção aos mananciais e a lei específica de sub bacias. Usucapião individual e coletivo urbano. A concessão de direito real de uso e a concessão de uso especial para fins de moradia. O licenciamento ambiental (normas e resoluções dos órgãos ambientais estaduais) e a lei de crimes ambientais. O Programa Cidade Legal e os atuais esforços para a regularização fundiária e de empreendimentos. 
Professora:  Cinthia Martins é mestra em Engenharia do Meio Ambiente. Especialista em Gestão Ambiental. Graduada em Tecnologia de Gestão Ambiental com habilitação em Saneamento Ambiental. Atua, há cerca de 10 anos, coordenando o Sistema de Gestão Ambiental de uma grande empresa onde é responsável pela realização de auditorias ambientais de primeira e segunda parte, bem como na condução de auditorias de terceira parte.
 
 


Data: 06, 07 e 08 de dezembro
Carga horária: 16 horas
Objetivo: Desenvolver nos participantes as habilidades necessárias ao gerenciamento de obras tendo a sequencialidade garantida com a terminalidade das atividades construídas.
Ementa: Os sistemas construtivos e suas relações com o projeto arquitetônico, sistemas tradicionais de construção e sua evolução ao longo do tempo. Sistemas construtivos convencionais: materiais e métodos. Boas práticas para produção de estruturas de concreto armado em edifícios. Pré-fabricação em concreto armado e argamassa armada. Alvenaria estrutural. Sistemas construtivos leves em aço. Inovações tecnológicas para edificações: concreto de alto desempenho, concretos especiais e materiais compósitos. Inovações tecnológicas para edificações: materiais de baixo impacto ambiental. Visita técnica.
Professor: Rodrigo da Rocha Pinto é engenheiro civil. Especialista em Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atua na Toctao Engenharia. Tem experiência em ABNT NBR ISO 9001, PBQP-H - Nível A. ABNT NBR ISO 14001 e OHSAS 18001.  
 

O curso será ministrado na área educacional do Ineaa, O curso será ministrado na área educacional do Ineaa, na rua João de Abreu, 116, sala 1001-A Ed. Euro Working Concept, Setor Oeste - Goiânia-GO.
 
 

Início em 10 de maio de 2019
Aulas em um final de semana por mês:
Sexta das 18:30 às 22:30
Sábado 8 às 18
Domingo 8 às 12
 

Palavras-chave:

Engenharia e arquitetura, presencial, praticas, projetos, canteiro